sexta-feira, 7 de março de 2014

Basílica São Pedro (e meu perrengue para subir à Cúpula)

Cheguei super cedo à Piazza São Pedro, com a intenção de visitar a Basílica antes de a mesma ser invadida por centenas de turistas desesperados para fotografar tudo o que vissem pela frente (e minha "estratégia" deu certo!!).

Logo que cheguei, fiquei impressionada com o tamanho da Piazza, projetada por Bernini no século 17 (Ok, já havia visto diversas vezes pela televisão, mas estar lá é realmente fantástico)...

Basílica São Pedro

As famosas colunas e estátuas de santos e mártires ao topo:





É através dessa janela que vemos o Papa falando aos seus fieis:


O uniforme dos guardinhas...rs


Entrei na Basílica e o UAU foi inevitável. Acho que eu não tinha noção da grandiosidade, da riqueza de detalhes daquele lugar...

São diversas capelas dentro da Basílica...em uma delas, estava ocorrendo uma Missa e as fotos não eram permitidas.

Para consultar os horários das missas das Basílicas Papais, clique aqui.


É aqui abaixo que está enterrado São Pedro:


Cada detalhe é lindo e impressionante:



Nessa placa tem os nomes de todos os Papas sepultados na Basílica:



A Pietá, talvez a obra mais famosa de Michelangelo, fica logo a direita na entrada da Basílica. Esculpida em mármore e representando Jesus morto no colo da Virgem Maria, a obra é  hoje protegida com vidro à prova de balas e, mesmo assim, existe uma barreira que nos impede de vê-la de perto...

Pietá, de Michelangelo

Impossível a foto sair boa - o ambiente era escuro e o vidro fazia reflexo...

Bom, depois de me deslumbrar com a Basílica, era hora de que?? Subir à Cúpula, é claro!! 

Fui toda confiante e feliz da vida comprar meu ingresso (sem filas, bem tranquilo pois cheguei bem cedo). Como comentei no post anterior, comprei o ingresso em que o primeiro trecho era feito por elevador (bobeira, pois é o trecho mais tranquilo). Logo no começo, você tem ESSA vista da Basílica de cima, Linda!!

Basílica São Pedro

E mais essa:

Basílica São Pedro
Aí você sobe umas escadas que são bem tranquilas e chega a uma espécie de "terraço", onde tem lojinha de souvenir (sobretudo artigos religiosos):

Subiiindo


Agora é que o bicho pega!!! Para subir até a Cúpula são mais de 500 degraus, sendo que cerca de 200 deles (os mais fáceis) foram "economizados" com o elevador. Essa segunda parte, digamos assim, é de escada do tipo caracol e bastante estreita, olhe só:

Escada para a cúpula da Basílica São Pedro
  
Como já comentei, eu fui cedo e então não haviam muitas pessoas - em alguns trechos tem janelas e era nessa hora que muitos (inclusive essa que vos fala hahahahaha) paravam ofegantes para respirar um pouco melhor...obviamente, a escada que se sobe é a mesma que de desce, imagino o caos que deve ser quando está lotado!

Quando eu pensava "só aguento mais um lance de escada, deve estar no fim", eu me surpreendia e vinham mais e mais degraus a minha frente...

Perguntava a mim mesma "O que eu fui inventar??" quando finalmente chego à Cúpula e sou presenteada com essa vista:



Piazza San Pedro

A vista é realmente de cair o queixo!! Eu já tinha visto essa imagem em tantas fotos e agora estava lá, ao vivo e a cores, presenciando esse lugar lindo e tirando as minhas próprias fotos!




Cansada, ofegante, mas MUITO feliz de ter conseguido!! Se valeu a pena? Muito! Faria de novo? Não sei hahahahaha....depois dessa subida eu fiquei meio traumatizada e não subi a mais Cúpula nenhuma na Itália hahahahaha (meses depois resolvi repetir a dose em Praga, mas isso fica para um futuro post).

Cansada mas feliz da vida!
Não recomendo essa subida, de forma alguma, a pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta!



A pergunta que não quer calar: Você subiria à Cúpula? :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário