quarta-feira, 5 de março de 2014

Igrejas e Basílicas em Roma

Roma não se resume à Capela Sistina ou Basílica São Pedro (essas merecem um post a parte!) apenas. A Cidade Eterna conta com centenas de igrejas, eu selecionei algumas que já queria visitar e outras descobri "por acaso" em minhas andanças...

Agradáveis surpresas...

Igrejinhas lindas fora do meu "roteiro" e que valem a pena ser vistas:

Ignazio de Loyola (no caminho para o Panteon)

Não me lembro do nome dessa igrejinha abaixo, mas a vi por acaso quando subia a Via Sacra:

Adicionar legenda
 A Basílica de São Cosme e Damião eu vi quando sai do Foro Romano, na Via dei Foro Imperiali. Dedicada aos irmãos gregos Cosme e Damião, conta com um altar lindíssimo, com Cristo rodeado pelos apóstolos:
São Cosme e Damião

São Cosme e Damião
 A Santa Maria della Concezione dei Cappuccini foi encomendada pelo Papa Urbano VIII e conta com um ossário de cerca de 4.000 monges capuchinhos enterrados entre 1528 e 1870.


Santa Maria della Concezione dei Cappuccini

Quando visitei, a igreja estava fechada para reforma, mas era possível ver o ossário. Fotos são proibidas e é necessário o pagamento de uma taxa (infelizmente não lembro o valor) para visitação.  O acesso é muito fácil: fica praticamente na frente da estação Barberini de metrô.


Foto do wikipedia
Alguns podem achar mórbido, um passeio de mau gosto, mas sinceramente não foi essa a minha opinião. Achei muito interessante, nunca tinha visto nada igual.


 A Igreja de Sant' Andrea al Quirinale é pequena, acolhedora, foi projetada por Bernini (que também projetou nada mais nada menos do que a Basílica São Pedro). Seu formato oval a diferencia da maioria das igrejas que vi em Roma.


Saindo da igreja, de uma volta pela Piazza del Quirinale. Você verá o Palazzo Quirinale, residência oficial do Presidente da República. Parece que é possível agendar visitas ao Palácio (eu não o fiz).

Agendando uma visita: Palazzo Quirinale












No próximo post, as Igrejas e Basílicas must go de Roma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário