quarta-feira, 5 de março de 2014

(Mais) Igrejas e Basílicas em Roma

Para que o post não ficasse muito cansativo, resolvi dividir em dois...
Neste, as minhas impressões sobre as igrejas e Basílicas mais comentadas sobre Roma (Basílica São Pedro e Capela Sistina serão mencionadas posteriormente).

As famosas...

Santa Maria Sopra Minerva


Essa igreja começou a ser construída em 1280 e nos séculos 16 e 17 foi reformada em estilo barroco. Nela está enterrada Santa Catarina de Siena, e ainda abriga a tumba do pintor Fra Angelico e dos Papas Medici Leão 10 e Clemente 7.

Por fora não parece grande coisa...

Mas por dentro... (a foto não faz justiça  à beleza dessa igreja)

Impossível não se render à beleza do "céu estrelado" dessa igreja. Cuidado para não ficar com torcicolo...hehehe

Localização: Piazza della Minerva, 42
Eu fui a pé da Fontana di Trevi até a igreja


Santa Maria Maggiore

Essa Basílica é linda e eu diria até que a visita a ela é "obrigatória"...rss. É uma das Basílicas Papais em Roma e começou a ser construída no ano de 432.


Santa Maria Maggiore


É muito grande, algumas partes da Basílica são fechadas ao público. É possível fazer uma visita guiada.


Localização: Piazza Santa Maria Maggiore.
Eu desci na estação de metrô Vittorio Emanuelle e depois segui pela Via Carlo Alberto

San Pietro in Vincoli

Essa igreja, construída no século 5, é famosa por abrigar a estátua de Moisés, de Michelângelo. 

San Pietro in Vincoli
Pode-se colocar uma moeda (se não me engano EUR 1) para acender a lâmpada de Moisés... (Até isso cobram...rs)

O Monumento
Moisés

Localização: Piazza di San Petro in Vincoli
Desça na estação de metrô Cavour. Eu segui pela Via Cavour e lembro que depois subi uma escadaria chatinha até chegar a igreja. Não sei se era o caminho mais fácil, mas tinha um grupo de argentinos tão perdidos quanto eu e fomos todos juntos hahahahaha

San Giovanni in Laterano

Essa Basílica Papal é considerada a  primeira Basílica e a "Mãe de todas as igrejas" - uma missa foi celebrada pelo Papa Francisco logo após a sua posse, em Março de 2013.


Sua construção se deu início no ano de 313 d.C por Constantino, e até o século 14 serviu como residência oficial Papal. Foi reconstruída diversas vezes e no século 18 assumiu o estilo barroco que vemos hoje.


É possível visitar o Claustro, Cappella Sancta Sanctorum e Museo Storico del Vaticano, mediante pagamento. Consulte mais informações aqui.



Localização: Piazza di San Giovanni in Laterano, 4
Desça na estação de metrô San Giovanni - a Basílica fica a uma curta caminhada da mesma.

Olha, uma coisa que realmente não faltou em minha viagem a Roma foi visitar igrejas, fazer uma oração e pedidos.... hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário