domingo, 9 de março de 2014

Vaticano - Dicas úteis

Ah, o Vaticano...imagino que seja um dos lugares mais visitados na Itália. Sempre ouvi tanto  a respeito da Basílica, da Capela Sistina, já estava super ansiosa para conhecer esse lugar.

Eu tinha muitas dúvidas, tais como: compra de ingressos, melhor dia e horário, como assistir a uma Missa...logo, a ideia desse post é tentar ajudar àqueles que vão ao Vaticano pela primeira vez.

Como chegar:

De metrô, desça na estação Ottaviano e siga pela Via Ottaviano . Vire à esquerda para chegar à Basílica São Pedro ou à direita para seguir ao Museu do Vaticano


Ingressos:

Basílica São Pedro:

A entrada à Basílica é gratuita mas você pode comprar um ingresso que dá direito a subir à Cúpula e ter aquela visão maravilhosa da Praça São Pedro (eu fui e contarei no próximo post).

Chegando à Basílica pela Piazza di San Pietro, do lado direito, na parte externa, vocês verão um guichê que vende o bilhete - existem 2 tipos: um no qual você faz o percurso todo de escada e o segundo, um pouco mais caro, em que a parte inicial é feita de elevador. Sedentária do jeito que sou, escolhi logo a segunda opção....hahahaha...mas, sinceramente, não vale a pena, porque essa parte inicial, em que é feita de elevador, é a mais tranquila (no final do passeio, desci tudo de escada).

Preço para subir a CúpulaSe não me engano, paguei uns EUR 3 ou EUR 5.

No próximo post mostrarei as fotos e relatarei meu "perrengue" pra subir a escadaria.

Museu do Vaticano e Capela Sistina:

Não deixe para comprar o ingresso lá, a não ser que você queira perder umas 2 horas (ou mais!) na fila.

Eu comprei pela Internet, no site oficial do Vaticano - clique aqui. Você seleciona o dia e horário para visitação. Nem perca seu tempo tentando entrar muito antes que não vão permitir.

Atualização: Pessoal, esqueci de mencionar que, desde o ano passado, o Vaticano não aceita cartão de crédito como forma de pagamento. 
Como funciona então a compra do ingresso do Museu do Vaticano?
Você faz a reserva pelo site oficial, apresenta-o no seu horário marcado, conforme explico abaixo. Aí na entrada existem diversos guichês, onde você vai apresentar a sua reserva e fazer o pagamento em dinheiro. Pronto, entrada liberada!
Bem melhor do que ficar na fila :)

Bom, você verá uma fila imensa de pessoas do lado de fora para comprar o ingresso, mas como você é uma pessoa precavida, vai se dirigir à entrada do Museu, onde ficam uns funcionários uniformizados e mostrar o seu bilhete - foi o que eu fiz, eles me indicaram a fila correta e entrei tranquilamente no Museu, super rápido :)

Existem diversas visitas guiadas ao Museu, eu apenas aluguei o audio-guia (acho que por EUR 4), e você também pode deixar seus pertences no guarda-volumes (não me lembro se é cobrado, alguém poderia comentar?).

Você encerra o tour pelo Museu naquela que é uma das atrações mais aclamadas de Roma: Capela Sistina (mas isso é um assunto para um próximo post).

Preço: Inteiro EUR 16 (comprando pela Internet, tem uma taxa adicional de EUR 4 - é pegar ou aguentar na fila...rs). Lembrando que o Roma Pass NÃO contempla o Vaticano.

Tour Secreto do Vaticano:

Esse passeio precisa ser planejado com antecedência e eu não fiz pois já imaginava que não daria tempo, infelizmente... 

Nesse tour, é possível visitar a Necrópole dos tempos romanos onde está a tumba de São Pedro. Para fazer esse passeio,  envia-se um e-mail para o Escritório de Escavações do Vaticano (scavi@fsp.va e uff.scavi@fabricsp.va) informando o número de pessoas que participarão da visita, com seus respectivos nomes, além dos dias de interesse para visitação, bem como idioma (você pode indicar mais de um, aumentando as suas possibilidades de conseguir agendar essa visita).

Você deverá receber uma resposta do Vaticano à sua solicitação.

Caso alguém tenha feito esse passeio, deixe seus comentários na Caixa, please :)


Audiência Papal

 Ocorre todo Domingo na Praça São Pedro e as 4ªs feiras, porém, para esses dias, é necessário um convite especial. Para a emissão do convite, é preciso enviar uma Carta de Solicitação com antecedência ao Vaticano. 

Essa carta convite é um formulário (clique aqui para visualizar e imprimir), que deve ser enviado via correio ao Vaticano. Vocês receberão uma confirmação também por correio, e a mesma deverá ser trocada pelo convite no próprio Vaticano (Portão de Bronze - colunata da direita, na Praça de São Pedro).

Os convites podem ser retirados no dia anterior, das 15 as 19 hrs, ou no próprio dia da Audiência, das 7 as 10 hrs (a cerimônia começa as 10:30) - informe-se no site do Vaticano antes de ir, para certificar-se quanto a qualquer alteração de horário.

Eu fui super cabeçuda, fiz a lição de casa direitinho, enviei o formulário, recebi a Carta Convite do Vaticano, porém, fui a Roma justamente quando foi realizada a primeira missa do Papa Francisco - isso foi numa terça-feira e eu imaginei que no dia seguinte a Bênção seria "normal", porém, foi cancelada...

Fui a Roma e não vi o Papa, tendo a oportunidade de ter participado da primeira Missa... grrrr

Espero ter ajudado. Se você tem dicas, dúvidas ou sugestões, deixe sua mensagem na caixa de comentários :)

4 comentários:

  1. Viajandobaratopelomundoo passando para falar um oi.... Depois vou ver .... Vou indicar seu blog no meu tem um lugar de blogs que indico.... muito sucesso para nós... comecei ontem no blog.... se tiver dicas eu quero viu....

    ResponderExcluir
  2. Que legal!! Comecei ha 2 dias tb....vou adicionar o seu aqui, gostei muito!! Abracos

    ResponderExcluir
  3. Podem já comprar bilhetes para o Vaticano e Capela Sistina na Select Italy Brasil ;)

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, a Carta de Solicitação para a Audiência Papal pode ser enviada por fax, para 039 06 698 85863 (ops! tem que encaixar a operadora nesse número aí). Recebi a resposta também por Fax, em apenas dois dias úteis!
    Detalhe: já não é tão fácil achar quem tenha aparelho de fax, mesmo no comércio.

    ResponderExcluir