sábado, 5 de abril de 2014

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Santa Maria Novella, em Florença

A igreja de Santa Maria Novella fica em frente à estação de trem de mesmo nome e dizem tratar-se da primeira Basílica de Florença.

Sua construção iniciou-se no ao de 1246 e foi concluída em 1360, incluindo o Campanário e a Sacristia.

No interior da igreja, você verá as listras pretas e brancas: são as colunas coríntias, inspiradas na era grega e romana clássica. A igreja conta também com diversas obras de arte, incluindo afrescos de Masaccio (Trinitá), Domenico Ghirlandaio, dentre outros.

A Basílica é enorme, conta com algumas capelas, sacristia, um pequeno jardim, Museu, claustro.

As Capelas são as seguintes:

• Capela de Gondhi

Projetada por Giuliano de Dangallo, data do século 13 e lá se encontra o famoso Crucifixo de Brunelleschi.

• Capela de Strozzi di Mantova

Os afrescos são inspirados na divina comédia de Dante: O último julgamento, Inferno e Paraíso.

• Capela Della Pura

Afrescos do século 14 de Maria e a criança e Santa Catarina.

• Capela de Rucellai

O martírio de Santa Catarina foi pintado por Giuliano Bugiardini, como possível assistência de Michelangelo.

• Capela de Bardi

As paredes contém afrescos do início do século 14 atribuídos a Spinello Arentino.

Como visitar?
Endereço: Piazza Santa Maria Novella, 18 (em frente à estação de trem)
Horários: Confirme nesse link aqui os horários para visitação.
Preço: EUR 5 a entrada (pode-se utilizar o Firenze Card). Com mais EUR 2 é possível fazer uma visita guiada à Basílica, porém, os horários são um pouco restritos. Clique aqui para saber os horários e aqui para reservar com antecedência.
Site:http://www.chiesasantamarianovella.it/ Tem o mapa da Basílica e diversas informações a respeito.

domingo, 30 de março de 2014

Piazza del Duomo - Florença

O coração de Florença é aqui!
Eu cheguei à cidade a noite e peguei um táxi na estação- meu hotel era próximo ao Duomo e, enquanto o carro passava pelo mesmo, gente, foi muita emoção! Era muito mais lindo e grandioso do que eu imaginava!!

Mas, muita calma, dona Vanessa...rs...fui ao hotel e, logo cedo no dia seguinte, lá estava eu, maravilhada:

A parte externa é composta de mármore branco, verde e rosa.

O complexo do Duomo conta com a Catedral (Santa Maria del Fiore), Campanário e Batistério.

• Duomo:
A Catedral começou a ser construída no século XIII e sua conclusão levou cerca de seis séculos, quando terminara as portas de bronze!

O Duomo comporta cerca de 20 mil pessoas e muitas das obras de artes que antes eram ali expostas, hoje estão abrigadas nos museus. Obviamente, todas as estátuas da parte externa do Duomo são réplicas e muitas das originais podem ser visitadas no Museu Dell'Opera del Duomo.

A riqueza de detalhes me impressiona demais...

Subindo a Cúpula:

Confesso, eu amarelei e nem mesmo cogitei subir a Cúpula do Duomo. São 463 degraus, numa escada estreita, com pouca luz natural...acho que fiquei traumatizada depois da basílica São Pedro. Quem quiser ler uma resenha de quem teve coragem de subir, recomendo o relato do Márcio do Tô indo para a Itália.

• Batistério:
O batistério é uma construção octogonal datada provavelmente do século VI ou VII e simboliza o oitavo dia (octava dies), o tempo da Ascensão de Cristo. Simbolizava a vida eterna, que é dada pelo batismo.

Aqui estão as famosas portas de bronze!

A história é bastante curiosa: as portas do lado sul foram entregues no ano de 1336 e representam a vida de São João Batista. Em 1401, foi aberta uma competição para a construção das portas do lado norte. Os competidores foram: Lorenzo GhibertiFilippo BrunelleschiDonatello e Jacopo della Quercia. Ghiberti, então com 21 anos, ganhou a encomenda. Brunelleschi ficou tão desiludido com a perda da encomenda que mudou-se para Roma para estudar arquitetura e nunca mais esculpiu. Ghiberti levou 21 anos para finalizar as portas. Essas portas retratam cenas do Novo Testamento.

Eu na frente da porta
As portas do Batistério hoje são réplicas. Você pode ver as originais no Museu Dell Opera del Duomo:

A Porta original

• Campanário:
Projetado por Giotto, começou a ser construído no século XIV, conta com sete sinos  e é decorado com cópias de esculturas e relevos que retratam o Antigo Testamento.

Campanário ao lado do Duomo
Você pode subir ao topo - são cerca de 415 degraus...haja fôlego!

Dicas úteis:

Duomo: Piazza del Duomo
Horário: Consulte aqui os horários de funcionamento
Preço: A entrada é gratuita, porém, paga-se para subir a Cúpula (EUR 8). Eles vendem alguns ingressos que associam a subida à Cúpula ao Museu dell'Opera del Duomo, Campanário e Batistério. Para verificar os preços atualizados, clique aqui.
Logo à frente do Batistério (lado oposto do Centro de Informações Turísticas) existe uma entrada onde se vende o ingresso para o Batistério (como eu não subi a Cúpula do Duomo ou Campanário, comprei direto ali.

Sites úteis:

www.duomofirenze.it
www.operaduomofirenze.it
www.firenzeturismo.it

Espero que tenham gostado desse post. Gostaria demais de saber histórias de que subiu a Cúpula: valeu a pena? É mesmo muito perrengue? Me contem! :)

Leggera Pizza: vera pizza napoletana em São Paulo

Uma coisa que eu sentia (sim, no passado) muita falta da Itália era da pizza...mais precisamente, da pizza que comi em Nápoles (tem post sobre a cidade aqui no blog). As pizzas italianas são mesmo grandes e servem uma pessoa - isso porque a massa é fininha e eles não usam tanto recheio como a nossa pizza brasileira.

Pois bem...uma amiga minha (@economoda) descobriu uma pizzaria napoletana em São Paulo...ela e o namorado viciaram e ontem minha amiga me arrastou até lá pra conhecer (como se precisasse de muito diálogo pra me convencer a comer uma pizza napoletana...rs)

Minha pizza: Capricciosa

Os ingredientes são frescos, o molho de tomate me dá água na boca só de lembrar...

Os preços das pizzas variavam de R$ 31 a R$ 36 e a minha eleita foi a Capricciosa (molho de tomate, muzzarela de bufala, alcachofra, cogumelos e presunto). Deliciosa! De sobremesa, eu e minha amiga pedimos a Amalfi e a Positano, para experimentar um pouco das duas...hehehehe...gostei mais da Positano.

Positano

Amalfi

A pizzaria fica numa casinha antiga no bairro da Pompeia, perto do estádio do Palmeiras, conta com pouco mais de 40 lugares, o local é super agradável, sem frescura alguma e o atendimento, super atencioso.

Certamente voltarei muitas e muitas vezes.

Endereço Leggera Pizza:
Rua Diana, 80 - Pompeia - São Paulo - SP

Feirinha da Praça da República, em São Paulo

Olá!! Quem me acompanha no Instagram (@ciaoviaggio) deve ter visto que postei várias fotos da feirinha de artesanato e antiguidades da Praça da República hoje...

O acesso a feira é super fácil: fica ao lado da estação República de metrô. Eu cheguei um pouco cedo e, antes de me perder nas barraquinhas, fui dar uma volta pela praça...

Praça da República

Um pouquinho de verde à "selva de pedras", pleaaase...

Depois fui dar uma volta pela feirinha, propriamente dita.

Lá você encontra produtos de couro (bolsas, calçados), peças de artesanato, quadros (são os próprios artistas que vendem), roupas, bijouterias mil, antiguidades, pedras brasileiras, etc...

Um pouquinho do que vi por lá hoje:

Muitas pedras (a partir de R$ 5,00):

Bijouterias com pedras:

Esses pássaros estavam lindos demais! Trabalho exemplar! O menorzinho custava R$ 25 (nessas feirinhas, sempre vale pechinchar!)

Bolsas de couro...

Arte em madeira:

Muitos quadros! Você negocia diretamente com o artista!

De tudo um pouco: puffes, arte em couro, estátuas, sandálias em couro...

...bonecas de pano, panos de prato, chapéus, bijouterias...

A feira conta com uma praça de alimentação, onde você encontra: tempurá, yakissoba, pastel, comida baiana, doces, hot dog, etc.

Saindo da feirinha (ou logo na chegada), você se depara com esse prédio lindo da foto abaixo, onde hoje funciona a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:

O edifício foi construído em 1894, tornando-se um colégio (Caetano de Campos) e na década de 30, um novo pavimento foi construído para abrigar a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências.

No ano de 1978, o edifício passou a abrigar a Secretaria de Educação do Estado, transferindo o instituto de educação.

Logo a frente da Secretária, você verá um dos prédios mais famosos de São Paulo: o Edifício Itália!

O Consulado Italiano em SP localizava-se nesse prédio (hoje está na Avenida Paulista). No último andar do edifício, encontra-se o famoso restaurante Terraço Itália :) Eu nunca foi, mas quem conhece diz que a vista é linda, a comida muito boa, enfim, super recomendado.

Se quiser saber mais sobre o Edifício Itália, clique aqui.

Curiosidade:

Voltando ao metrô, ouço alguém tocando piano...era um senhorzinho super simpático. Pedi para tirar uma foto, e ele não apenas deixou como também quis tirar uma foto comigo e com a minha mãe...rs

Abaixo: senhorzinho tocando piano e as regras de utilização.

São Paulo sempre me surpreendendo...rs

Como chegar à feirinha:
Praça da República, s/n. Desça na estação de metrô República
Horário: Domingos, das 9 as 17 horas.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Florença: Dicas de Restaurantes

Mangia che te fa bene: fui com esse pensamento à Itália e voltei com 2 kgs a mais depois de 17 dias...hahahaha...isso porque andava o dia inteiro. Mas valeu a pena, não me arrependo não.

Eu fiquei 2 dias na cidade e quis selecionar restaurantes bons antes de ir. Almocei em dois super bacanas que recomendarei abaixo, e, numa das noites, fui jantar com minha prima italiana numa pizzaria super legal, distante da parte turística de Florença (tivemos que ir de táxi), mas infelizmente não me lembro o nome.

O prato mais típico de Florença é a "Bisteca à Fiorentina", mas eu estava na vibe das massas...hehehehe. Eu viajei em Março, e era época de alcachofra (carciofi), que eu adoro, e lá na Itália eles preparam de formas diferentes, amei!

Bom, chega de blablabla e vamos as dicas:

• Restaurante Trattoria Ponte Vecchio:
Esse restaurante foi uma dica de um blog que amo, o Pelo Mundo, e quando vi o post, já salivei pela entrada pedida pela @maricampos. Fiquei ansiosíssima pra provar...hahahahaha

Como o próprio nome diz, o restaurante fica ao lado da Ponte Vecchio. O atendimento foi excelente, garçom super simpático, eu ensaiava o meu italiano macarrônico e ele logo perguntou: "É brasileira?" hahahaha

Pedi de entrada essa delícia abaixo, que fiquei com vontade desde que vi no blog da Mari Campos:

São camadas de tomates, queijos, abobrinha e cebola (não sou muito fã de cebola, mas estava tudo uma delícia, com um molhinho embaixo). Simples e delicioso.

De prato principal, pedi um fetuttine trufado...uma delícia! Um vinho toscano para acompanhar e não preciso de nada mais...rs...a sobremesa eu dispensei, geralmente deixava para tomar um gelatto a tarde.

Endereço: Lungarno degli Archibusieri, 8/r

• Restaurante Golden View:
Esse restaurante tem uma vista lindíssima da Ponte Vecchio. É aconselhável fazer reserva - peça uma mesa na janela, para contemplar essa vista linda:

Ponte Vecchio

Reserve uma mesa na janela!

Eu pedi um risoto com frutos do mar e minha prima, uma massa. Tomamos um bom vinho e ficamos um tempo lá apreciando essa vista linda da Ponte Vecchio!

Meu prato

O prato de minha prima
O restaurante é meio carinho, mas a comida estava deliciosa e o atendimento, primoroso.

Endereço:   Via dei Bardi, 58r ( a entrada é pequena, passei reto e tive que voltar...rs)
Site: http://www.goldenviewopenbar.com/

Eu adorei esses dois restaurantes, e certamente voltaria caso um dia viaje novamente a Florença!

•  Gelatto Perche No!
Mais uma dica fantástica da Mari Campos! Essa gelateria é minúscula, ficava próxima ao meu hotel e o gelatto era MUITO bom! Fui duas vezes!

Endereço: Via dei Travolini, 19 R

Deixei vocês com água na boca? Confesso que morri de vontade de voltar a Florença, escrevendo esse post!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Museus em Florença (E como evitar as enormes filas!)

Florença é o berço do Renascimento, a cidade por si só já é um museu a céu aberto. Contemplar o Duomo, a Piazza della Signora provavelmente atiçará a sua vontade de conhecer os museus mais famosos da cidade!

Os principais museus de Florença são Galeria Uffizi e Galeria Dell'Academia (e, como consequência, os que apresentam maiores filas também). Mas a cidade conta com muitos outros - prova disso é  o guia de Museus em Florença que comprei na Galeria Uffizi: o guia tem quase 190 páginas e descreve inúmeros museus (incluindo aqueles que se localizam dentro das igrejas).

O guia que comprei na Galeria Uffizi

Eu visitei os seguintes (clique nos nomes e será direcionado aos respectivos sites e, assim, poderão certificar-se quanto aos horários de funcionamento atualizados):

Entrada do Museu

O Museu fica próximo ao Duomo e abriga, além da belíssima porta dourada, as estátuas originais (todas aquelas que vemos do lado externo do Duomo são réplicas).

A belíssima porta, protegida com vidro
O Museu é super tranquilo, pode-se comprar o ingresso na hora. Fui na parte da manhã e haviam poucas pessoas.

Endereço: Piazza del Duomo, 9

Localiza-se num anexo da Basílica de São Lourenço e ainda inclui: Capela projetada por Michelangelo e uma Sacristia, que tinha como intenção tornar-se um Mausoléu da Família Médici.

Cheguei um pouco antes de o Museu abrir, devo ter ficado de 30 a 40 minutos na fila para comprar o ingresso.

Endereço: Piazza di Madonna degli Aldobrandini, 6

• Galeria Uffizi: Esse é um dos museus mais famosos da Itália, o maior de Florença,  e mais do que merece ser visitado!
A Galeria é enorme e tem formato em "U"

Essa galeria foi encomendada por Cosme I di Médici ao arquiteto Vasari no século XVI com a intenção de abrigar, em um só lugar, os treze magistrados (uffizi).

No ano de 1581, Francisco I decide abrigar suas obras de arte no último andar da Galeria: pinturas, esculturas, armaduras, etc., disponíveis apenas a sua família e nobreza.

Parte externa da Galeria

O Museu foi aberto ao público em 1737 e hoje temos a oportunidade de apreciar obras belíssimas de Caravaggio, Botticelli, Tiziano, Rafael, Leonardo da Vinci, dentre outros.

Uma das obras mais famosas da Galeria é o Nascimento de Vênus, de Botticelli (é realmente de cair o queixo). Fotos não são permitidas (essa abaixo é da Internet).

O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli

A não ser que você não se importe em amargar horas na fila, recomendo muito comprar ingresso antecipado (ao final desse post: Como evitar filas em museus).

Endereço: Piazzale degli Uffizi
  • Galeria Dell’Accademia: essa galeria é famosa por abrigar a estátua de David, de Michelangelo desde 1873, quando foi retirada da Piazza della Signoria.

Fotos são proibidas, mas essa eu tirei "discretamente" hahahaha

A Galeria conta também com obras de Tiziano, Bellini, dentre outros...

É pequena, mas a impressão que tive é de que a entrada é controlada (não tenho certeza). Explico: Eu já tinha ingresso comprado e minha prima italiana foi passar um dia comigo em Forença. Ela ficou na fila, que até então nem era muito grande, para comprar o bilhete - eu fiz o Museu inteiro, demorei lá dentro, acabei saindo e ela quase não saiu do lugar :( acabou desistindo de ir...

Endereço: Via Bettino Ricasoli, 58/60

• Palazzo Pitti: Esse Palácio localiza-se próximo a Ponte Vecchio e abriga riquíssimas obras do Renascimento.

Adquirido pela família Médici em 1539 com a finalidade de tornar-se residência oficial dos duques em Toscana. Serviu também como base militar para Napoleão Bonaparte no século XIX, além de residência oficial dos reis da Itália.

No século XX, Vitor Emanuel III abriu as portas do Palácio ao público e hoje podemos contemplar as diversas Galerias do Palácio: Galeria Palatina, Apartamentos Reais, Museu da Prata, etc.

O Palazzo Pitti oferece alguns tipos distintos de bilhetes para visitação: você pode comprar o completo, que dá direito a visitar todas as Galerias e ao Jardim, ou outros que dão direito a visitação limitada. A mais completa é a Galeria Palatina, eu não tinha muito tempo para visitar o Palácio inteiro, logo, comprei o bilhete que contemplava esta atração, e comecei por ela.

Comprei o ingresso na hora, sem muitas filas.

Outros Museus que gostaria de ter visitado, mas não deu tempo:

Uma ótima desculpa para um dia voltar a Florença... :)

Ok, os museus de Florença são fantásticos, mas você tem pouco tempo na cidade e não pode perder horas e horas de seu dia em filas para comprar ingresso, certo? Logo...

Como evitar as enormes filas dos Museus em Florença?

Os Museus sempre tem uma fila especial para aqueles que já possuem o bilhete ou estão de posse do Firenze Card. Basta atentar-se às filas ou perguntar a um funcionário do museu.

• Compra pelo site:
O site http://www.ticketsflorence.com/en/ possibilita a compra de ingressos de vários museus. Existe sempre uma taxa para essas compras online, mas, na minha opinião, vale muito a pena.

Você receberá a confirmação da compra por e-mail, imprima-a e chegue ao Museu cerca de 15 minutos antes do horário marcado (você receberá essa instrução via e-mail também) para trocar pelo bilhete original.

Nesse site, também é possível comprar visitas guiadas - eu não utilizei, logo, não posso avaliar. Vi diversos grupos com guias nos museus, mas sinceramente não sei se eu teria muita paciência...rs

• Firenze Card:
Site oficial: http://www.firenzecard.it/?lang=en

O Firenze Card custa EUR 72 e é válido por 72 horas. Dá direito a acesso a diversos museus, sem filas, dentre eles, os concorridos Galleria degli Uffizi e Galleria Dell'Accademia.

Você pode adquirir o seu cartão pelo próprio site ou em diversos pontos de venda, destacados no site (clique aqui para visualizar).

Minha recomendação é que você verifique antes os preços dos museus que deseja visitar - pra mim, adquirir o cartão não valeria a pena, financeiramente falando.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, deixe na caixa de comentários abaixo :)